Meu pingo




Um pinginho de vida, tanto carinho me deu, tanta companhia fez, alegria ao me ver chegar, pulos , muitos pulos, e eu nada pude fazer para cura-lo. estou muito triste.
Um amor sem saber se teria retribuição. amarei sempre você muito meu pinguinho.






Não é facil, mas conseguimos.

Eu não gosto da expressão "vale a pena". Porque considero pena um castigo, e nós mulheres não somos penalizadas por sermos mães, educadoras, amigas, esposas, arteiras, ou qualque posição que ocupemos na nossa vida. Acho que VALE A PENA, o castigo imposto a quem errou, quem cometeu delitos ou quem anda na contramão da vida.
Na nossa vida o que vale é viver e viver bem, quer vencendo obstáculos, quer conquistando espaços, quer sendo lider ou lideradas, e considero isto recompensa, não pena.
Quero gostar sempre de tudo que vivo e que faço, e quero viver e fazer tudo que gosto, afinal foi para este fim que Deus me deu vida e raciocínio.
Tenho tudo que pedi a Deus e mais um pouco, não posso reclamar.
Portanto: "Viver e não ter vergonha de ser feliz. Cantar na certeza de ser um eterno aprendiz, eu sei que a vida podia ser bem melhor, e será, mas isso não impede que eu repita. É BONITA, É BONITA E É BONITA.'

EU QUERO QUE ASSIM SEJA PARA TODAS.

Rejane, dedicação a família, sempre.


è muito bom fazer isso, preenche meu tempo, nem sinto passar.


Todos meus paninhos tem destino certo, é fazendo e a dona aparecendo. É muito bom.
Nossas tardes de bate papo, nosso lanche, é uma convivência saudável.
Rejane se pra voce é tudo isso, imagine pra nós que constantemente aprendemos com voce.
Obrigado por todo incentivo para iniciar este trabalho, voce é uma pessoa muito especial para nós.

Caprichos e determinação, esta é Inger.







Eu quero fazer! e faz. Todos os trabalhos são simplesmente bem feitos, com todo amor que essa mãezona tem pelas duas crias. Minhas filhas, meus trabalhos e meus gatos, este é um universo cheio de energia, que amo muito. Assim diz essa Manauara decidida e valente com a vida.
Parabéns Inger voce é exemplar em extinção.



Joana, com sua retina e coração voltados para Iris.

Estes trabalhos dedico a Iris, ela merece
Uma bolsa para me acompanhar no corre corre entre Jampa e Natal,

e um quadro de recados para meus amigos, aqui sera nosso ponto de encontro, eles saberão que penso neles.


Para onde olhar?

Olhar para os lados? para frente? em que direção devemos olhar?
podemos até olhar em várias direções, devemos sem dúvida olhar pra cima. Sim, olhar pra cima. Pois foi de lá que Ele me viu, e derramou sobre minha vida uma graça imensurável. O direito de ser mãe. Ele me permitiu contemplar estes dois olhares em "avant premier". Então Ele disse baixinho nos meus ouvido:-Estas são tuas filhas, vieram através de ti, mas, não de ti, e embora vivam contigo não te pertencem, podeis outorgar-lhes teu amor, mas não teus pensamentos, elas terão seus próprios pensamentos.
E desde então caminhamos juntas, numa paralela imaginável, onde so há um parâmetro traçado.O amor, nosso código secreto? O olhar.

Rosa, borboletas, cataventos e metamorfoses.








Que pessoa é essa? Sempre calma, disponível e alegre. Também chamada de Rosa não poderia ser diferente. Suas borboletas enfeitam mesa, como se plainassem sobre ela, seu coração é unico e apesar de ser assim é composto de pedacinhos de sabedoria, seu poder de transformar é grande faz até tapete virar colcha de cama. Como assim? tapete? pois é, também para ser pisado por uma Rosa qualquer estampa é pouca. Mas palavras de amor transformam ... foi assim que o grande Zé mudou essa história. Tá tudo lindo Dona Rosa!


Nilza e suas cores.

Agora , roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião, o tempo rodou num instante nas voltas do meu coração.
Agora, me permito tons suaves, sei ser suave sem deixar de ser forte.

Cheguei asim, em cores fortes, em diversas formas.



Passei por aqui, amenizei as tensões, mas ainda sou forte.


Chegou numa segunda feira, acompanhada do dignissimo Marcos, que lhe deu todo apoio. Ela logo afirmou, é isso que quero fazer! Não quero mais ir para Psicologo! Chegou e ficou. E é uma multi Nilza.

Histórias de Marilisa







Dois filhos adultos, e mais um presente, chegou ela Beatriz, a companheira, toda mansidão e douçura desse amor registrados em tons suaves, como a voz de sua mãe, depois Pacthe historias de vida, um piano, um Chopin, algumas notas, alguns antúrios e registros de um momento que estão "sempre no meu coração..." assim vive esta mulher.



Vovó Giuliana para o rei Leonardo.




Somente determinação, vontade, disposição e muito amor faz nascer em 15 dias tantas peças de enxoval. Ela chagou cheia de dúvidas, aos poucos realizando... e logo depois, decolou para Itália com tudo na bagagem de mão para nao correr riscos, a espera de Leo, e ele chegou e encheu a vida dela, inclusive de saudades. Hoje, nos preparamos para as lembrancinhas do primeiro aniversário. Parabéns Giuliana!!!

Livros, revistas, um ligeiro papo e olha o resultado.








Numa manhã de pressa, numa livraria do shopping... Uma com o livro A Cabana, a outra com uma revista Quilter. Sabes quem faz patchwork aqui em João Pessoa? e a resposta sei, Eu. Onde? como chego lá? e tudo começou... Colcha para outro Lucas, trabalhos para minha mãe, conversas sobre meu avô. Orquídeas, fronteiras, e ponto de encontro, Gaúchas e Paraibanas, um laço muito forte. Essa é Tricia, nascida a 7 de setembro, esposa de militar chamada de Patricia. Será patriota?


De mamãe Sayuri para Lucas


Ela entrou dizendo assim:- Sim, mas o que eu tenho a ver com esse lugar? não sei pregar botão, não tenho máquina de costura, não entendo de pano, porque tu me trouxe aqui Clarisse?
E agora dizemos: Parabéns Sayuri, voce é ótima aluna!

Que lugar é este?

Este lugar está no meu coração.

O painel de Gertrudes

Painel executado por GG - Arte do coração

As Borboletas de Verônica

Bolsa feita por Verônica - Atelier Arte do Coração

A espera de Júlia


Colcha para berço executada por vovó Marieta - Atelier Arte do Coração

Patchwork - Arte do Coração

Bolsa e carteira feitas por Marilisa - De coração para coração

No jardim de Socorro tem...















Painel feito por Socorro Alves - Aluna Arte do Coração

Patchwork - Arte do Coração













O patchwork é um trabalho artesanal que tem várias faces e nos permite desenvolver a criatividade como poucos trabalhos artesanais.
È importante que você saiba perceber e conheça mesmo as diferenças entre a costura convencional e a costura do patchwork, a pessoa pode ser uma excelente costureira, mas, não está garantido nisso que ela saiba fazer patchwork.
Do processo de criação de uma peça até a realização total do projeto, você necessita de uma serie de conhecimentos específicos do patchwork, isso envolve sua criatividade , seu bom gosto, sua habilidade em fazer combinar cores e formas levando você a realizar seu projeto.

Porque você como design de moda precisa conhecer este processo?

Em primeiro lugar porque é uma técnica de costura e depois, se você não sabe fazer como saberá se está correto?

O patchwork é uma técnica inteligente, lógica , precisa e diversificada. É também conhecida e atual em qualquer lugar do mundo.

Para fazer patchwork o ideal é que o tecido seja 100% algodão pois no processo de elaboração você necessitará usar o ferro de passar em boa temperatura o que não pode ser utilizado com tecidos seda, poliéster ou mistos, o tecido deve ser molhado e passado ferro antes de cortar para elaboração da peça. Porque assim, você ficará seguro que não haverá manchas nem encolhimentos que desqualifique seu trabalho.

Para elaboração das figuras, não rasgamos nem puxamos o fio do tecido, fazendo isso você estará alterando a trama do tecido e dependendo do tecido até desperdiçando-o também.

Com as figuras de patchwork você pode criar, blusas, vestidos, saias, bolsas, artigos para decoração de ambientes e uma série de utilitários para uso diário.

As tiras devem ser cortadas com material específico para isso, ou seja.

Placa, régua e cortador circular.

Com estas dicas você estará no caminho certo para fazer um bom patchwork.

Seja criativo e boa sorte.

Nora Figueiredo

Atelier Arte do Coração.



o que é patchwork?

Será possivel pensar em pedacos de panos sem associa-los a figuras, pensar em figuras sem pensar em situacoes e sem pensar na gente e em nossas vidas? ou, sera nossa vida uma grande colcha de retalhos?