Patchwork - Arte do Coração













O patchwork é um trabalho artesanal que tem várias faces e nos permite desenvolver a criatividade como poucos trabalhos artesanais.
È importante que você saiba perceber e conheça mesmo as diferenças entre a costura convencional e a costura do patchwork, a pessoa pode ser uma excelente costureira, mas, não está garantido nisso que ela saiba fazer patchwork.
Do processo de criação de uma peça até a realização total do projeto, você necessita de uma serie de conhecimentos específicos do patchwork, isso envolve sua criatividade , seu bom gosto, sua habilidade em fazer combinar cores e formas levando você a realizar seu projeto.

Porque você como design de moda precisa conhecer este processo?

Em primeiro lugar porque é uma técnica de costura e depois, se você não sabe fazer como saberá se está correto?

O patchwork é uma técnica inteligente, lógica , precisa e diversificada. É também conhecida e atual em qualquer lugar do mundo.

Para fazer patchwork o ideal é que o tecido seja 100% algodão pois no processo de elaboração você necessitará usar o ferro de passar em boa temperatura o que não pode ser utilizado com tecidos seda, poliéster ou mistos, o tecido deve ser molhado e passado ferro antes de cortar para elaboração da peça. Porque assim, você ficará seguro que não haverá manchas nem encolhimentos que desqualifique seu trabalho.

Para elaboração das figuras, não rasgamos nem puxamos o fio do tecido, fazendo isso você estará alterando a trama do tecido e dependendo do tecido até desperdiçando-o também.

Com as figuras de patchwork você pode criar, blusas, vestidos, saias, bolsas, artigos para decoração de ambientes e uma série de utilitários para uso diário.

As tiras devem ser cortadas com material específico para isso, ou seja.

Placa, régua e cortador circular.

Com estas dicas você estará no caminho certo para fazer um bom patchwork.

Seja criativo e boa sorte.

Nora Figueiredo

Atelier Arte do Coração.



6 comentários:

Anônimo disse...

Minha chica é uma artista!!!

Beijos!

Mamy Arteira disse...

Olá Nora, sou a "moça" do ônibus em Brasília, rsrsrsrs.
Vim te visitar e te seguir, passe depois pelo meu ok?
Grande beijo, Celia

Maria disse...

Oi

Maria disse...

Olá, vc é de João Pessoa? Sabe dizer onde encontro régua de patchwork aqui?

Maria disse...

Olá, vc é de João Pessoa? Sabe dizer onde encontro régua de patchwork aqui?

Maria disse...

Oi

Postar um comentário